Craque na bola, craque na escola. Bola no pé!
A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sendo dever da família, da comunidade, dar com absoluta prioridade a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”.
(Estatuto da Criança e do Adolescente, 1995)
Atualmente nas escolas se tem como problemática principal a metodologia de ensino, visto que a maioria dos alunos não conseguem ter um bom desenvolvimento, por uma série de fatores, de ordem educacional, social, comunitária e também familiar.
O Projeto ESCOLINHA DE FUTEBOL da ABEC visa contribuir no desenvolvimento intelectual e físico das crianças de Campos Gerais ,criando condições para a melhoria da qualidade de vida e o estimulo ao convívio social e coletivo, buscando assim resgatar valores esquecidos, construindo cidadãos conscientes de seu papel na sociedade, tendo conhecimento de seus deveres e direitos.
Já se identificou hoje que o esporte é um instrumento eficaz e competente como fator de desenvolvimento humano, dispondo de vários benefícios, tanto para indivíduos como para a coletividade.
É importante mudar o conceito sobre o papel que a atividade esportiva e de lazer desempenham em nossas vidas. Trata-se de quebrar mitos e preconceitos e de assegurar maior transparência e participação popular no processo de gestão esportiva e de lazer.
Através deste, tanto a criança quanto a comunidade se fortalecerão, dando-lhes subsídios para que ela possa por si mesma transformar a sua realidade
Nós da ABEC(Associação Esportiva “Baixão Esporte Clube”sabemos que, a educação é base do equilíbrio social e da cidadania. A formação dos cidadãos começa na infância e precisa ser bem orientada para que se desenvolvam na adolescência e juventude se solidificando assim na fase adulta. Portanto, as iniciativas da ABEC buscam oferecer
oportunidades e experiências positivas e saudáveis, assim como despertar talentos às crianças Campos gerais.
Entre as camadas sociais menos favorecidas, as dificuldades na formação do cidadão se potencializam, em virtude da falta de oportunidades, da discriminação e de outros fatores.
O esporte, especificamente o futebol, integrador social por excelência, amenizador de conflitos sociais, é um dos responsáveis para contribuir na formação de cidadãos plenos e conscientes de suas responsabilidades.
Nosso Objetivo
Descobrir talentos no mundo futebolístico, juntamente com trabalho social, elevando a auto-estima e conscientizando os mesmos à plena cidadania.
Temos hoje questões sociais que interferem significativamente na qualidade de vida de nossas crianças, afetando diretamente o desenvolvimento escolar e social. O esporte é um dos meios mais viáveis e eficazes para o desenvolvimento psico-social da criança em questão.
Sendo assim, desenvolvemos o Projeto Social: Escolinha de Futebol da ABEC, que envolve crianças com idade 6 a 17 anos, moradoras de Campos Gerais com o intuito de promover a prática esportiva, educacional, o desenvolvimento físico, psicológico e social, de maneira saudável, orientada e com acompanhamento técnico de voluntários da Entidade Esportiva ABEC
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
– Promover o intercâmbio social, a autonomia e a solidariedade através do futebol;
– Promover o aprendizado em grupo, a cooperação e a parceria;
– Incentivar o futebol estimulando à vida saudável e prevenção de doenças;
– Proporcionar a oportunidade à participação em eventos esportivos e campeonatos;
– Proporcionar a escolha por condutas adequadas em relação às pessoas e ao ambiente vivenciado;
– Combater a evasão escolar e a repetência;
– Estimular a prática regular de atividades físicas;
– Promover a descontração e o relaxamento físico e mental;
-Estimular o trabalho em grupo e a convivência comunitária.
OPERACIONALIZAÇÃO
Critério de aluno para participar do projeto: estar devidamente matriculado na escola e no projeto.
Pré-estabelecemos ao matriculado que haverá um acompanhamento das notas (o aluno deverá ter no mínimo média escolar ) e presença escolar para que possa freqüentar as aulas, incentivando-o no desenvolvimento escolar, além de gerar a oportunidade de descobrirem suas habilidades de forma divertida e, futuramente, como opção de trabalho.
RESPONSÁVEL TÉCNICO
Antônio Martins de Oliveira
Alex de Castro Barroso
Welson Soares Pereira (Preto)
Fabiano Azarias Dionísio (Pirata)
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO
– Documento da Escola, (xérox do Boletim do Aluno, para que os responsáveis atestem a assiduidade e a média escolar do aluno;
– Autorização dos pais, através da “Ficha de Inscrição”,
DICAS DA ESCOLINHA
– Respeite todos os seus semelhantes indistintamente;
– Respeite a Natureza;
– Nunca use drogas;
– Nunca beba bebida alcoólica;
– Procure dormir pelo menos 8 horas por dia;
– Evite refrigerante, prefira água e sucos naturais;
– Evite falar palavrões;
– Em qualquer circunstância, cumprimente o adversário;
– Honre sempre a camisa que está vestindo;
– Dê o máximo de si na escola, estude sempre;
– Procure se alimentar de forma balanceada;
– Ouça sempre o que os mais experientes têm a dizer;
– Procure tomar pelo menos 8 copos de água por dia;
MENSALIDADE
custo zero para os alunos
Presidente da ABEC
Rodolfo Martins de Oliveira
Presidente do conselho/Markenting
João Carlos Ribeiro